terça-feira, 28 de agosto de 2012

Oficina Terapia da Palavra


A necessidade da aprendizagem permanente, para mim está agregada e muitas vezes acoplada a meu processo terapêutico, no meu exercício de auto- expressão, já que é isso que procuro facilitar no meu cliente. 
Gosto de brincar com palavras, comigo mesma e com eles.
Ao tomar conhecimento no Face da Oficina Terapia da Palavra*, me inscrevi com o intuito de expressão e também de aquisição de conhecimento. O primeiro exercício realizado é o Trem Caipira, em cuja avaliação me foi oferecida a grata surpresa da versão musicada aqui apresentada.
Estou em processo de curtição, por isso compartilho com vocês minha viagem. 

*Twiter Oficina da Palavra
Site Terapia da Palavra



Sempre que ouço o Trem Caipira de Vila Lobos, minha imaginação se ativa e visualizo nitidamente, um trenzinho nervoso subindo e descendo as sinuosas colinas mineiras, passando pelas pequenas cidades, acenado pelas crianças. O poeta Ferreira Gullar fez uma poesia que se encaixou perfeitamente ao poema musical. Conheci o poeta nos anos sessenta, quando eu, quase adolescente, era aluna da ENBA e frequentava o Bar Vermelhinho, ponto de encontro de artistas, professores e alunos da Belas Artes. Gullar era um moço bonito, de cabelos pretos e lisos. Ao ouvir a música hoje, não só vi o trenzinho na colina, como revi com emoção um período feliz da minha juventude e quem sabe da mocidade do poeta.

2 comentários:

  1. Adoramos seu Trem Caipira, Ambrozina. Aliás, gostamos demais de ver o seu aproveitamento integral na Oficina de Escrita Criativa!
    Beijo carinhoso pra você!

    ResponderExcluir